Foi realizado hoje (25) o lançamento da pedra fundamental da Amapon (Associação Mariliense de Apoio ao Paciente Oncológico), entidade localizada no bairro Fragata que terá início das obras em janeiro e previsão de conclusão em seis meses.
A solenidade de lançamento da pedra fundamental teve também a cápsula do tempo, onde as pessoas puderam colocar mensagens e objetos que serão abertos no dia 25 de novembro de 2043.
O presidente da Amapon, Tadumi Tachibana (Tadao), afirmou que a previsão é de que a entidade inicie os atendimentos em julho de 2024. Será uma casa com 20 leitos onde serão oferecidas até cinco refeições diárias, atendimento psicológico, social e jurídico a pacientes oncológicos e seus familiares que recebem atendimento na rede hospitalar de Marília.
“Marília atende 62 municípios e recebemos muitos pacientes de câncer da região. Vamos priorizar inicialmente o atendimento a pessoas de baixa renda com cesta básica, remédio, orientações aos familiares. Os voluntários da entidade vão passar por treinamento e vamos oferecer um trabalho humanizado”, disse Tadao. A Amapon terá ainda na diretoria a vice-presidente Maria de Pilar Vega Tachibana, secretária Célia Cistina de Castro e tesoureiro Antônio Carlos Valderrama.
https://www.flickr.com/photos/luizantonioduarteferreira/53343945113/in/dateposted-public/
A doação do terreno onde será construída a Amapon e todo o projeto da entidade foi feita pelo empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira Filho Acu?sado (Cai Cai). O empresário disse que sempre teve motivação para filantropia. “Acho que é um dever de cada cidadão ter vontade de ajudar. É um sonho que eu tinha de participar de um projeto desde o início e que fosse duradouro. Temos muitos apoiadores na Amapon, é um projeto que vai atender pessoas carentes, doentes de câncer. É o início de um projeto que pode se expandir”, disse Luiz Antônio.
O médico João Carlos Duarte Ferreira, que também integra a Amapon, afirmou que Marília está crescendo e tem entidades importantes que oferecem o atendimento aos pacientes de câncer, como GACCHI e ACC. “Com a ampliação do atendimento médico através do novo hospital oncológico e demais serviços, muitos pacientes da região virão para tratamento em Marília, o que necessita de maior suporte a esses pacientes e seus familiares. É mais uma casa para acolher os pacientes e seus acompanhantes com toda estrutura”, disse. A Amapon vai funcionar na rua Ferez Mattar 475 – bairro Fragata.
Link da fonte: https://jornaldamanhamarilia.com.br/cidade/noticia/100771/2023/11/25/solenidade-marca-lancamento-da-pedra-fundamental-da-amapon