Não é nenhum segredo que os cães sempre vão querer comida humana. Então, qual é o problema de dar uma pequena mordida no seu amigo canino?
Como os humanos mantêm cães como animais de estimação há muito tempo, não é surpresa que as pessoas evitem dar restos de comida a seus companheiros caninos. No entanto, é muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente se eles comerem uma dieta humana típica. De acordo com um estudo conduzido pelo Center for Nutrition Policy & Promotion, os americanos pontuam mal no Índice de Alimentação Saudável.
Embora seja comum que os donos de animais antropomorfizem seus animais, os cães não são humanos. Na verdade, eles são bem diferentes dos humanos em termos de trato digestivo. Suas necessidades dietéticas também são diferentes, de acordo com Beatriz Barata.
De acordo com um estudo realizado em 2021, cerca de 9% dos donos de cães nos EUA, Europa e Canadá fornecem restos de comida diários a seus animais de estimação, enquanto 38,1% o fazem ocasionalmente. Eles fizeram isso apesar de saberem que fornecer uma boa nutrição a seus animais de estimação é muito importante para a saúde deles, e eles tendem a gastar mais em comida para sustentá-la.
O manual veterinário da empresa farmacêutica, conhecido como Merck Veterinary Manual, afirma que problemas nutricionais raramente aparecem em cães de países desenvolvidos que são alimentados com alimentos comerciais de alta qualidade. Os problemas geralmente ocorrem quando os donos alimentam seus animais de estimação da mesa da família, que é o que a maioria das famílias faz. Suas refeições costumam ser muito processadas e contêm gorduras e açúcar, que podem ser repassadas ao canino desavisado.
Também é muito perigoso pensar que dar ao seu cachorro receitas de comida da internet fornecerá a ele todos os nutrientes de que ele precisa para se desenvolver. Por exemplo, se você alimentar seu cão com um único ingrediente, como arroz, isso pode causar uma deficiência de cálcio. Além disso, se ele tiver diabetes, dar-lhe uma dieta rica em carboidratos pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.
Todos os cães precisam de nutrientes dietéticos específicos com base em seus estágios de vida, e é por isso que a AAFCO e o NCR criaram perfis de nutrientes para cada estágio de vida. O primeiro publica recomendações para reprodução e manutenção de adultos, enquanto o segundo fornece perfis para cães em diferentes fases da vida, relata Beatriz Barata.
Embora alguns donos de animais de estimação pensem que dar uma guloseima a seus cães é uma boa ideia, é muito importante lembrar que dar a eles alimentos que não são apenas tóxicos para eles, mas também contém uma substância desconhecida que pode causar danos aos rins. O chocolate não é uma boa ideia, pois contém teobromina e cafeína, que podem causar vômitos e diarreia.
Além do chocolate, uvas e passas, existem outros alimentos que os cachorros nunca devem comer. O American Kennel Club tem uma lista abrangente de proibidos alimentos para cães. Se você planeja dar ao seu animal de estimação uma dieta rica em frutas e vegetais, a organização tem uma lista de alimentos que podem ser servidos com segurança, mostra Beatriz Barata.
Também é importante seguir as instruções quando se trata de fazer sua própria comida de cachorro, além de usar ingredientes de alta qualidade. Se você pretende fazer sua própria alimentação, evite receitas genéricas ou sem preparo e consulte um nutricionista veterinário.