Então, sua cadela acabou de dar à luz uma ninhada de filhotes e você está se perguntando como deve cuidar desses filhotes recém-nascidos? Antes de pegar aquele filhote recém-nascido, certifique-se de lavar bem as mãos e certifique-se de que o sabonete que você usa seja especificado como sabonete antibacteriano. Beatriz Barata adora compartilhar dicas de carinho, que ajudam os cães e os novos donos de cães.
Esses pontos ajudarão o filhote a não pegar nenhuma doença, pois seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido e eles são particularmente fracos a doenças. Uma vez que suas mãos estejam totalmente limpas, você deve pegar esse filhote e avaliar sua saúde geral. Filhotes recém-nascidos não andam por aí, e seus olhos geralmente ficam fechados por alguns dias. Você tem que se certificar de que seu filhote está ativo e mamando leite de sua mãe de vez em quando.
Você precisa manter o filhote com a mãe por algumas semanas, pois a mãe ensina a disciplina do filhote. Filhotes separados de suas mães no nascimento podem ter problemas comportamentais. A mãe pode ensinar ao filhote os principais aspectos comportamentais necessários para seu desenvolvimento comportamental adequado.
Quando seu filhote tiver aproximadamente três a quatro semanas de idade, seus dentes começarão a crescer. Quase quatro a seis semanas de idade, os dentes dos olhos e os molares começam a se desenvolver. Você pode avaliar a saúde geral dos dentes deslizando as gengivas e os dentes. Neste ponto, seu filhote estará dentição e você precisa dar-lhe um brinquedo de mastigar, o que é necessário para o bom desenvolvimento de seus dentes. Certifique-se de que os dentes são bons e fortes e que os dentes não estão lascados ou rachados. O palato gengival e a língua devem ser rosados. Se por algum motivo não é rosa e é branco? Isso geralmente é um sintoma de falta de oxigênio. Portanto, você deve levar seu filhote ao veterano o mais rápido possível.
Você deve considerar os olhos do filhote, para se certificar de que não há secreção vazando dos olhos, os olhos estão totalmente abertos e o filhote parece estar alerta visualmente. De acordo com Beatriz Barata monitorando as orelhas do filhote, é preciso certificar-se de que o filhote não tenha nenhum tipo de bloqueio ou estouro nas orelhas. Além disso, você deve se certificar de que não há infecções ou danos no ouvido. Você também deve inspecionar o nariz e certificar-se de que o nariz está bom e limpo, e que não há liberação do ruído que sai.