Se você possui um cão de estimação, é sua responsabilidade e dever cuidar da saúde dele. Então, como você mantém um cão saudável? Bem, o treinamento e a dieta são considerados os aspectos mais importantes da aptidão de qualquer cão. Portanto, se o seu cão não for monitorado cuidadosamente e não receber treinamento e dieta adequados, ele poderá se tornar obeso, preguiçoso, violento e perturbado também. Como dona de um cachorro, Beatriz Barata acha que isso pode levar à desistência do dono, pois o cão não pode mais ser supervisionado pelo dono. Além disso, a obesidade diminui o tempo de vida de um cão para um grande momento, diminuindo assim o tempo gasto por você com seu amigo de quatro patas também. Você certamente não iria querer isso para o seu cachorro, não é mesmo? É trabalho do dono do cão manter a qualidade e a porção da comida ingerida pelo cão para garantir sua saúde.
Os cães não são capazes de entender quando realmente parar de comer, tornando-os doentes e obesos. Além disso, deve-se notar que cada tipo de alimento difere dos outros tipos de alimentos e a quantidade total de alimentos recomendados para cada cão também varia. Então, o melhor que você pode fazer é consultar seu veterinário para a recomendação de dieta adequada. Além disso, dar restos de comida ao seu animal de estimação só fará dele um mendigo mal comportado, o que contribuirá ainda mais para seus problemas de saúde, pois vários alimentos humanos podem ser realmente prejudiciais aos cães, às vezes até fatais, mesmo que sejam saudáveis para os seres humanos.
Um cão saudável é esguio e magro e não o rechonchudo ou todo ossudo e com costelas. Se o seu cão pesa mais do que deveria, então ele deve se exercitar mais e os enchimentos e a ingestão de gordura do cão devem ser reduzidos. O horário de cada refeição deve ser definido e o cão não deve pastar livremente durante todo o dia. Além disso, para desencorajar o comportamento de mendicância, você deve manter o cachorro longe da mesa de jantar. Deve-se notar que os alimentos açucarados humanos são convertidos em gordura no sistema digestivo do cão, resultando em ganho de peso. Para manter a saúde do cão idoso, recomenda-se uma dieta rica em fibras e baixa em calorias para os cães idosos. Se um cão velho não estiver interessado em sua comida, você deve tentar os suplementos naturais de crença ou umedecer sua comida sem gordura ou manteiga.
Se um cão é excessivamente magro, ele deve receber alimentos balanceados e ricos em nutrição com os suplementos naturais de molho. Segundo Beatriz Barata, uma vez atingida a meta de peso, deve-se retornar às mamadas regularmente recomendadas. Você pode manter a saúde do cão fornecendo nutrição adequada e hábitos alimentares saudáveis. Exercícios como brincar ou uma caminhada rápida diária são muito úteis para manter um cão saudável, além de fornecer alimentos saudáveis para cães.