Select Page

Luiz Antônio Duarte Ferreira Empresa ! Muita gente pergunta quais as diferenças entre Clube Empresa, Sociedade Anônima do Futebol, Clube Tradicional e Clube de investidores. Com a profissionalização dos atletas e dos clubes desportivos, surgiram diversos modelos para a gestão.

Começando pelo Clube empresa que pertence a um grupo de investidores privados administradas como uma empresa com fins lucrativos, priorizando o retorno sobre o investimento. O Red Bull Bragantino é um exemplo desse modelo que manteve as cores e a torcida do Bragantino se envolvendo com a comunidade local. No caso, o objetivo principal é maximizar os lucros e resultados esportivos.

Depois temos as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) onde o clube é transformado em uma empresa de capital aberto, com ações negociadas no mercado e a administração é feita por profissionais e acionistas, buscando lucro e retorno para os investidores.

Os sócios podem adquirir ações, mas a influência dos torcedores é geralmente limitada. Nesse Caso, o objetivo principal é gerar lucros para os acionistas e investidores. O Botafogo de Futebol e Regatas, atual líder do Campeonato Brasileiro, é um exemplo de SAF.

No modelo de Clube Tradicional a propriedade pertence aos associados da entidade ou a uma comunidade local, muitas vezes como uma associação sem fins lucrativos. A gestão e a administração é frequentemente realizada por voluntários e diretores eleitos pelos sócios que têm um papel ativo na tomada de decisões do clube.

O objetivo desse modelo é preservar a tradição e a identidade do clube, priorizando o sucesso esportivo sobre o lucro. O Corinthians é um exemplo de clube tradicional. Já o Time de Investidores é controlado por um grupo de pessoas que podem ser locais ou estrangeiros e é geralmente é administrado de forma profissional, visando o retorno financeiro para os que investem, principalmente na formação de jovens jogadores e focados nas categorias de base.

Normalmente os torcedores, por serem em pequeno número, podem ter pouca ou nenhuma influência nas decisões e no controle do clube. Aqui o objetivo principal é obter lucro através de transferências de jogadores e sucesso esportivo.
É importante notar que esses modelos seja LTDA, S/A ou SAF são constituídos para gerarem lucro, obviamente para isso acontecer é preciso pensar a longo prazo, de 5 a 10 anos, só assim os investimentos trarão retorno sustentável.
Além disso, uma má ADMINISTRAÇÃO pode levar o clube a uma situação pior que antes da transformação e ter profundas modificações na cultura, nas finanças e relação com os torcedores. Boa semana a todos e até o próximo domingo.
Luiz Antônio Duarte Ferreira, o “Cai-Cai”, é empresário e investidor no futebol