Select Page

Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu em Campina Grande, na Paraíba, em 5 de abril de 1963, filho do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal Ronaldo José da Cunha Lima e de Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima. Cursou Direito na Universidade Regional do Nordeste, onde presidiu o Centro Acadêmico Sobral Pinto, e formou-se em 1991, na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.Em 1996, tornou-se vice-líder do bloco formado pelo PMDB, PSD e Partido Social Liberal (PSL). Durante o ano, votou a favor da reforma da previdência e da recriação do imposto do cheque, que perdeu a denominação de Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF) e ganhou o novo nome de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).No pleito de outubro voltou à prefeitura de Campina Grande, na legenda do PMDB, e assumiu a prefeitura em janeiro de 1997. E nas eleições municipais de 2000, Cássio tornou-se pela terceira vez prefeito de Campina Grande, ainda pelo PMDB, com 71,35% dos votos válidos. Em março de 2001 os Cunha Lima migraram para o PSDB.Governador da Paraíba em 2002, foi reeleito em 2006, mas este último mandato não concluiu por decisão da Justiça Eleitoral, proposta pelo adversário, José Maranhão. Cassio Cunha Lima foi injustamente acusado de ligações com a Construtora Odebrecht, uma vez que a empresa nunca fez obras no tempo em que Cassio Cunha Lima era prefeito ou governador. 

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Deputado federal por dois mandatos (inclusive deputado constituinte), superintendente da Sudene, três vezes prefeito de Campina Grande, duas vezes governador da Paraíba e senador pelo estado da Paraíba .

DEPUTADO

Em 1986, aos 23 anos, eleito deputado federal constituinte. Vice-líder de Mário Covas na Constituinte. Membro da Subcomissão da Família, do Menor e do Idoso; das Comissões da Família, da Educação, Cultura e Esportes; da Ciência e Tecnologia e Comunicação e a Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minoria, e a Comissão da Ordem Social.
Constituinte, autor do projeto que aumentou de meio para um salário mínimo a aposentadoria do trabalhador do campo; do projeto que garante transporte gratuito para maiores de 65 anos e do que reduziu em cinco anos a idade mínima para a aposentadoria de trabalhadores rurais. Coautor da emenda que reduziu para 16 anos a idade mínima para votar.

PREFEITO

Cássio Cunha Lima, três vezes prefeito de Campina Grande. Em 1988, em 1996 e reeleito em 2000. Congratulado com o prêmio nacional de Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas. A revista “Newsweek” destacou o município como uma das mais importantes cidades do mundo na área de tecnologia.
Dentre as prioridades administrativas dessa gestão, destacam-se os investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda, além da realização das obras de infraestrutura que tornaram Campina Grande a cidade com maior índice de saneamento básico do Nordeste e, também, o primeiro município da região a ser 100% eletrificado e com sistema de abastecimento d’água para toda a população, urbana e rural.

GOVERNADOR

1. Em 2002, eleito governador da Paraíba. Reeleito em 2006.

2. Universalização do ensino médio e a diminuição da dívida pública de 16% para 6% das receitas correntes líquidas (o que permitiu ao Estado cumprir todas as metas fiscais então estabelecidas pelo Ministério da Fazenda).

3. Expansão e autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

4. Duplicação do índice de saneamento básico de toda a Paraíba

5. Realização de 27 concursos públicos

6. Sanção de 37 Planos de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores.

7. O Estado alcançou índices de crescimento do PIB acima da média nacional.

8. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Paraíba foi um dos que mais cresceram no Brasil.

9. A geração de emprego teve recorde histórico, assim como as exportações estaduais.

10. Mais de 50 mil famílias paraibanas tiveram suas casas quitadas e outras 20 mil famílias receberam novas moradias.

SENADOR

Líder do PSDB na Casa, Vice-Presidente do Senado e considerado um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional, em todas as edições anuais do Diap. Autor da lei que cria cotas para acesso de pessoas com deficiência em Universidades e institutos federais de ensino e da PEC da Polícia Penal. 

EMPRESÁRIO, CONSULTOR, FUNDADOR DA ADVCE BRASIL

À frente da Advice Brasil desde março de 2019 – uma empresa de consultoria e inteligência política, com sede em Brasília e atuação em todo território nacional.