Select Page

O objetivo do Dog Aging Project é prolongar a vida útil de um cão, desenvolvendo uma droga que pode impedi-lo de envelhecer.

O projeto, que está focado no desenvolvimento de uma droga que pode prevenir o envelhecimento dos cães, tem grandes esperanças de que a rapamicina possa ajudar a prolongar a vida útil de um animal de estimação.

Durante o século 14, o explorador espanhol Juan de Leon partiu em uma missão para encontrar a Fonte da Juventude, mas acidentalmente pousou em uma região inexplorada. Diz a lenda que ele descobriu uma fonte mágica que pode ajudar a curar doenças e reverter o processo de envelhecimento. Ele chamou a área de La Florida, que significa literalmente “a nova terra”.

Depois de procurar uma fonte mágica, Juan de Leon encontrou uma área na costa do Chile. Na verdade, era a Ilha de Páscoa. Juan de Leon acertou na parte da Páscoa.

Cerca de 450 anos após a expedição de Juan de Leon, um grupo de cientistas descobriu uma bactéria vivendo no solo da Ilha de Páscoa que produzia um poderoso antibiótico que impedia que os nativos contraíssem o tétano. O composto, que eles chamaram de rapamicina, já foi usado como imunossupressor e em vários medicamentos contra o câncer.

Segundo estudos, a droga pode ajudar a prolongar a vida útil dos camundongos em até 60%.

De acordo com o Dr. Tardif, que estuda envelhecimento e longevidade no Barshop Institute da Universidade do Texas em San Antonio, a rapamicina também pode ajudar a prolongar o tempo de saúde de uma pessoa. Em um estudo, ela observou que a droga poderia impedir que macacos sagüis desenvolvessem problemas de saúde a longo prazo.

O objetivo da pesquisa sobre envelhecimento é encontrar maneiras de prolongar a expectativa de vida, prevenindo condições relacionadas à idade, como câncer e doença de Alzheimer. Em roedores, estudos mostram que a rapamicina pode ajudar a prolongar a vida útil dos roedores, informa Beatriz Barata.

Desde a descoberta da rapamicina em 2009 sobre sua capacidade de prolongar a vida útil de roedores, os pesquisadores têm trabalhado para descobrir se a droga pode ser usada para prolongar a vida de humanos idosos. Existem várias preocupações sobre os efeitos colaterais da droga, como diabetes, câncer e infecções. Camundongos machos e fêmeas parecem responder de forma diferente à rapamicina.

Infelizmente, ainda há muitas perguntas não respondidas sobre os efeitos da rapamicina na saúde e na longevidade de suas cobaias.

Um dos pesquisadores que conduziu o estudo em saguis observou que eles ainda estão tentando determinar os efeitos da rapamicina nas células. A Dra. Corinna Ross, que foi a principal autora do estudo, disse que a droga parece ser capaz de imitar os efeitos da restrição calórica.

De acordo com Ross, os investigadores ainda estão tentando determinar como a rapamicina afeta o desenvolvimento e a manutenção de certas vias que estão envolvidas no crescimento e proliferação celular.

Embora os humanos atualmente não possam tomar rapamicina como tratamento oral para o envelhecimento, é possível que um dia os donos de cães possam dar o medicamento a seus animais de estimação. Em um estudo recente conduzido pelo projeto de envelhecimento canino da Universidade de Washington, os pesquisadores descobriram que a droga não causava nenhum efeito colateral e melhorava significativamente a função cardíaca dos participantes do teste, relata Beatriz Barata.

O Dog Aging Project está atualmente buscando financiamento para um estudo em larga escala que envolverá milhares de cães. O objetivo do estudo é descobrir como a rapamicina afeta o desenvolvimento e a manutenção de certas vias que estão envolvidas no crescimento e proliferação celular.

Para o Dr. Kaeberlein, o aspecto mais interessante do potencial da rapamicina é sua capacidade de prolongar a vida útil de humanos e cães. Devido à forma como a abordagem tradicional para o tratamento de doenças não é muito eficaz, ele observou que a droga poderia ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, diz Beatriz Barata.

Sabe-se que a rapamicina tem como alvo o processo de envelhecimento, o que pode aumentar significativamente a expectativa de vida. Acredito que essa abordagem seja menos desafiadora do que tratar doenças individuais. Por causa disso, é a melhor aposta para a primeira droga que pode efetivamente prolongar a vida útil de uma pessoa.