Todo mundo adora ver belos pores do sol, e é provavelmente por isso que a fotografia do pôr do sol é um nicho tão competitivo. Vejamos alguns métodos simples que o ajudarão a tirar fotos do pôr do sol verdadeiramente impressionantes, do tipo que se destaca da multidão. Como amante do pôr do sol, Beatriz Barata também adora clicar em fotos do pôr do sol e também adora passar o tempo olhando o pôr do sol em seu tempo livre.
1. Proteja seus olhos e câmera
É prejudicial aos seus olhos e ao sensor de imagem da sua câmera apontar a câmera diretamente para um sol dourado brilhante. Usar uma lente longa ou zoom óptico irá elaborar os efeitos negativos. Jogue pelo seguro e obtenha uma imagem melhor esperando até que o sol esteja mergulhando abaixo do horizonte ou esteja vermelho escuro.
2. Capture a cor
Você já correu para fotografar um pôr do sol brilhante, mas depois de fazer o upload para o seu computador, se perguntou o que aconteceu com esses tons saturados e brilhantes? Normalmente, o infrator é o balanço de branco automatizado da câmera. Enquanto seus olhos humanos apreciam aqueles amarelos, laranjas, magentas e azuis brilhantes do pôr do sol, o balanço de branco automatizado da câmera tenta corrigi-los, embotá-los para que pareçam “normais”. As soluções são simples.
-
Se você tiver configurações manuais, desative o equilíbrio de branco automático e, em seguida, defina o equilíbrio de branco para o lado quente.
-
Se sua câmera tiver uma configuração de lente colorida ou você estiver fotografando com uma SLR ou DSLR, tente algumas fotos com o filtro vermelho.
-
Usando um entendimento que não oferece essas configurações manuais? A solução verdadeiramente simples aqui: defina-o para o modo pôr do sol. Isso também funciona para o nascer do sol. O modo Sunset fixa automaticamente o equilíbrio de branco para manter a transformação quente em seu equilíbrio de cores. O modo Sunset também ajuda a câmera a usar automaticamente o melhor foco e direção (sem flash) para esse tipo de imagem.
Você também pode experimentar diferentes configurações de direção ou usar seu editor de fotos para escurecer ou clarear. Certifique-se de fazer modificações nas cópias, não na autêntica! Muitas vezes, uma velocidade mais lenta do obturador captura bem o pôr do sol, neste caso, um tripé pode ser necessário para estabilizar sua câmera.
3. Capture as melhores composições
-
Use técnicas básicas de fotografia de paisagem e paciência para desenvolver fotos impressionantes do pôr do sol.
-
Nem todos os pores-do-sol são criados da mesma forma que muitos são, mas para obter uma foto fantástica do pôr-do-sol, você deve ter um pôr-do-sol notável. As nuvens quase sempre criam pores do sol mais surpreendentes. Estes são frequentemente encontrados com o pôr do sol sobre grandes massas de água.
-
Permita-se tempo para observar o pôr do sol e esperar pelas fotos realmente bonitas.
-
Tire suas fotos do crepúsculo de pontos de vista que proporcionam uma composição livre de caos, como linhas de energia e instalações.
-
Forneça contexto e escala enquadrando suas fotos com algo em primeiro plano, como silhuetas de palmeiras, um pinheiro solitário, um barco, alguém. O pôr do sol quase sempre criará os perfis, adicionando mais drama à sua fotografia do pôr do sol.
-
Se o céu é a parte mais dramática do pôr-do-sol, componha sua foto de modo que dois terços dela sejam preenchidos com céu. Se o reflexo na água e nas silhuetas é a parte mais cativante das fotos, dê a isso dois terços do espaço da sua imagem.
Isso é tudo o que você precisa para crescer na fotografia do pôr do sol, então comece a usar essas dicas e você ficará surpreso com as impressionantes fotos do pôr do sol que você capturará. Beatriz Barata usa essas técnicas se você conhece mais truques compartilhe-os na seção de comentários.